Desconfio que sofro de personalidade
6
respostas
Desconfio que sofro de personalidade de Boderline com traços de personalidade obsessivo compulsivo é possível? Qual o tipo de tratamento mais indicado nestes casos?
Sim, é possível! Aliás, o que é mais raro é um paciente sofrer apenas de uma perturbação. A comorbilidade de doenças psiquiátricas é muito frequente. Mas cada diagnóstico só deve ser feito por um especialista pois deve fazer o despiste e diagnóstico diferencial de todas as doenças não psiquiátricas que se manifestam como parecendo doenças mentais mas que na realidade não o são. Após esse despiste de doenças médicas e se se confirmar que se trata efectivamente de doença mental então pode-se estabelecer um plano terapêutico que pode passar por medicação, psicoterapia, exercício fisico...em separado ou em conjugação de acordo com o parecer do psiquiatra e do paciente que estabelecem um acordo de funcionamento em equipa.
É efetivamente possível. Após um diagnóstico preciso, consideraria importante definir o que para si é de maior relevo ou preocupação e iniciar um trabalho conjunto com as diferentes especialidades (médico de família, psicólogo e psiquiatra) no sentido de minimizar o impacto dessas dificuldades no seu dia-a-dia. Não subestimando a importância de se "dar um nome às coisas", parece-me mais pertinente trabalhar gradualmente, no decorrer do processo psicoterapêutico, a aceitação das dificuldades evidenciadas e possíveis estratégias de minimização do sofrimento delas decorrente. Não se deixe envolver em leituras na web de sintomas e características, procure um especialista pois cada caso é um caso e a web tende a generalizar. Saliento ainda que as pessoas não são um conjunto de sintomas e que as dificuldades experienciadas devem ser compreendidas para além da sua denominação.
Sim ,e possivel e comum haver essa associação / cormobiidades entre doenças psiquiatricas. O tratamento mais eficaz é a psicoterapia cognitivo comportamental.
A verdade é que muitas vezes vamos "buscar" traços de personalidade a diferentes tipos de personalidade. A questão não é reunir traços de diferentes tipos de personalidade, mas sim saber se alguma delas se encontra a um nível patológico e qual o nível de interferência no seu dia a dia, na forma como se relaciona com os outros, com o mundo e consigo mesmo. Quando estes traços interferem significativamente e causam sofrimento, poderemos estar no patamar do patológico.
Neste caso, é necessária a realização de uma avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico com o intuito de minimizar o impacto dessas caraterísticas. Em alguns casos pode ser necessária a toma da medicação.
Neste caso, é necessária a realização de uma avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico com o intuito de minimizar o impacto dessas caraterísticas. Em alguns casos pode ser necessária a toma da medicação.
Sim, é possível, e não é tão raro assim. No entanto o diagnóstico deste tipo de perturbações deve ser feito por profissional especializado que possa também, desde logo, oferecer ajuda para lidar com os sintomas que manifestará.
Sim, claro, que é possível! E, ao contrário do que alguns colegas entendem, não se trata de nenhuma comorbilidade; já que ser borderline traduz o nível de desenvolvimento emocional em que a pessoa se organizou, enquanto que ser obsessivo-compulsivo relaciona-se com o seu tipo de personalidade. Em meu entender, o tratamento mais eficaz nestes casos é a psicoterapia, de preferência de orientação psicanalítica relacional. Pois, embora os resultados possam não ser imediatos, só esta abordagem pode trazer uma esperança de cura para o paciente, ao oferecer-lhe como que uma segunda oportunidade para poder retomar o seu desenvolvimento psíquico, que terá ficado comprometido algures na sua infância.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite! Penso que sofro de TOC desde miúda. Começou aos 14 anos com uma excessiva preocupação com contaminação. Lavava a mãos em demasia e desinfectava com álcool. Muito mais tarde já com cerca de 27 anos comecei a sentir de novo fobia de contaminação mas desta vez especificamente ligada a doenças…
- Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo,…
- Tenho sintomas de transtorno obsessivo compulsivo desde por volta dos 5 ou 6 anos, que foram variando com o meu crescimento. Tenho obsessões e compulsões, atualmente uma delas é verificar se o fogão está realmente desligado, por receio de haver uma vazamento de gás, mas é algo fora do normal, repetidas…
- Bom dia o meu filho tem problemas em se relacionar com pessoas que não conhece, então desde que ficou em casa está ainda pior.. Tem 18 anos e acho que tem alguns sintomas de TOC, pois verifica várias vezes as coisas antes de sair de casa e prefere sempre não conviver com pessoas para alem de um grupo…
- boa tarde, aos 12 anos existem já evidências da doença? Obrigada
- De forma a confirmar a existência de um Transtorno obsessivo-compulsivo, a que especialidade se deverá recorrer em primeiro lugar, psicologia ou psiquiatria? Obrigado.
- Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
- Tenho pensamento obsessivo e muitas vezes paranóico.. Sempre tive... 2 anos em psicoterapia em diferentes psicologos e isto não muda... Ja virei a minha infância ao contrario, não posso meditar pois aumenta a minha sensação de despersonalização, não tenho traumas nem fobias... não ha nada a fazer a teraia…
- É possível ter TOC, mas não apresentar comportamentos ritualísticos?
- Tenho uma filha de 3 anos, e de um tempo pra cá ela desenvolveu uma "mania" de descascar tudo que vê. Começou pela parede de casa, cutucando com o dedo, mas até então achei normal. Mas agora, tudo o que tem em mãos ela fica tentando um jeito de descascar. Ela chega a ficar horas sentada descascando umas…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 25 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.