Dependencia farmacológica

6 respostas
O Victan causa dependência? Estou com receio pois tomo em media duas vezes por semana ja ha 9 meses... As vezes mais outras menos.. As vezes 4 mg de uma vez pois já não sentia o mesmo efeito mas tive sempre o cuidado de dar dias de intervalo... As vezes paro por 7 dias sei que não estou viciado mas estarei dependente? Corro o risco de ter sintomas ao deixar? Faco terapia cognitivo comportamental.
Boa tarde,
As questões relativas à medicação e sua ou não dependência, será conveniente coloca-las a quem lhe prescreveu.
É muito importante saber o que se toma, como se toma e se deve tomar!

Boa sorte!
Cumprimentos.


A toma de medicação deve ser ser acompanhada de recomendação e prescrição médica. Diz estar a fazer "terapia" cognitivo comportamental. Se estiver acompanhada por um psicólogo, deve estar a fazer psicoterapia. Neste caso deverá colocar-lhe as suas duvidas porque terá competências para a elucidar.
Cordialmente
Bom dia. Tal como colegas já referiram, seria importante ver junto do médico que lhe prescreveu qual a melhor forma de tomar a medicação, assim como deverá fazer a descontinuação da toma do mesmo. Por vezes a medicação para fazer o devido efeito necessita de ter uma toma periódica sem paragens. Já a sua descontinuação deve ser acordada com o médico, pois muitas vezes sendo descontinuada de um dia para o outro pode provocar alguns sintomas...

Penso que o melhor neste momento seria aconselhar-se junto do médico ou do seu psicólogo acerca desta temática.

Cumprimentos.
Bom dia. O mais adequado será perceber em que situações precisa de tomar o victan e abordar as suas dificuldades com o seu psicoterapeuta de forma a conseguir lidar com os sintomas sem necessidade de recorrer ao fármaco. Os melhores cumprimentos,
Boa tarde!
Os psicofármacos, como é o caso do victan, podem causar dependência psicológica e física. Por conseguinte, devem ser utilizados apenas mediante prescrição médica. Com base no seu quadro clínico, o seu médico decide se é necessário ou não recorrer à terapêutica farmacológica.
Conforme também já referido pelos meus colegas, a terapia cognitivo-comportamental pode dispensar a medicação, e trás muito bons resultados para as pessoas com problemas ou dificuldades do foro mental.
A Hipnose  É sem duvida uma terapia eficaz mas é tal como qualquer outra terapia um processo construtivo. Eu aconselho Hipnose com Psicoterapeutas formados na área.

Especialistas

Paulo Azevedo

Paulo Azevedo

Psicólogo

Porto

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

João Balrôa

João Balrôa

Psicólogo

Castelo Branco

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.