Como tratar efetivamente e definitavamente

9 respostas
Como tratar efetivamente e definitavamente o TAG. Ansiedade extrema que só melhora dois meses depois de tomar antidepressivos.
A utilização de medicação é eficaz no tratamento de diversas perturbações, contudo um resultado efectivo mantém-se com acompanhamento psicológico, uma vez que a medicação não tratará a causa da ansiedade.
No tratamento da Ansiedade é fundamental o acompanhamento Psicológico, uma vez que há causas e aprendizagens que necessitam de ser trabalhadas para uma mudança efectiva.
É possível aprender a lidar com as preocupações/ruminações associadas à PAG. A nível somático, as técnicas de relaxamento são extremamente eficazes, se devidamente aplicadas.
A terapia cognitivo - comportamental é muito eficaz no tratamento das perturbações da ansiedade, combinada no início com acompanhamento psiquiatrico.
A Perturbação de Ansiedade Generalizada (PAG )é uma doença muito frequente e muitas vezes mal diagnosticada ou confundida com Depressao.Quase sempre nem é valorizada por Médico de Familia(muito raro saberem fazer o diagnostico)(passa-lhes "ao lado" por falta de conhecimento cientifico sobre PAG).
É muito incapacitante,prejudica bastante a vida da pessoa.Passam-se às vezes anos sem que o doente saiba"o que o faz andar tão nervoso, alterado,triste, com aparentes altos e baixos.."Mas, que se passa comigo?É nervos?É Depressao?"(porque na depressão há ás vezes sintomas de ansiedade!)
Um Psiquiatra atento e experiente consegue fazer esse diagnóstico!Mas"Tratar Definitivamente e em 2 Meses?"
É falso quem disser que o consegue fazer!
O que e sim é verdade é que, com Tratamento Com Medicação e apoio de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, a partir das 4 semanas nota-se logo melhorias Efectivas nos sintomas!A PAG parece estar "ja quase"curada.Mas para TRATAR necessitamos mais meses.
Quando falamos de Ansiedade, falamos de um estado de activação do organismo derivado de cenários ameaçadores, reais ou imaginados. A preocupação constante e a construção mental de cenários catastróficos, está directamente ligado com perturbações da personalidade que importam tratar.
Pelo que, um avaliação psicológica seguida de uma intervenção psicoterapêutica, coadjuvada ou não por tratamento psicofarmacológico, dependendo da situação, será a forma de tratar definitivamente essa perturbação.
Deve procurar um psicoterapeuta, e desta forma trabalhar as razoes dessa sintomatologia para que possa aprender técnicas de relaxamento eficazes, assim como efetivar mudanças para eliminar a sintomatologia. Em algumas situações o tratamento deve ser combinado com fármacos ,no entanto existem situações em que a psicoterapia é suficiente.
Claramente que a medicação lhe poderá dar uma ajuda, sobretudo numa fase inicial. Contudo, só a psicoterapia lhe dará ferramentas que lhe permitam lidar com os sintomas e compreender as causas.
O objetivo não será tomar medicação por tempo indefinido mas sim conseguir mudanças comportamentais e gerir as emoções adequadamente.
A Ansiedade é facilmente resolvida através das novas psicoterapias neurobiológicas, como é o caso do EMDR. Caso pretenda esclarecer do que se trata, poderá consultar a página da associação EMDR em portugal, onde esclarece a técnica e lhe indica os terapeutas credenciados em todo o país.

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Anabela Camejo

Anabela Camejo

Psicólogo

Alcochete

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Dui K. Rocha

Dui K. Rocha

Psicólogo

Montijo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 157 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.