Transtornos de Personalidade Borderline

7 respostas
Caso um paciente diagnosticado com Perturbação da Personalidade Borderline também sofrer da doença Bipolar será uma mais valia para o mesmo ter o diagnóstico ou será mais um obstáculo no tratamento?
É muito frequente a comorbilidade entre vários diagnósticos psiquiátricos . Isso pode determinar a escolha do tratamento
As perturbações psiquiátricas têm muitas vezes sintomas que também ocorrem em outras perturbações (como é o caso da Perturbação de Personalidade Borderline e a Perturbação Bipolar) e por vezes é difícil definir com exatidão o diagnóstico definitivo. Noutros casos, existe mesmo sobreposição de 2 perturbações e faz sentido fazer 2 diagnósticos. O mais importante é perceber o que pode ser feito para controlar ou minimizar as várias componentes do quadro clínico.
Na minha prática tenho identificado o TBP e a doença bipolar tipo II em alguns pacientes. Do ponto de vista prático não existe diferença em termos de tratamento. Necessitam de tratamento farmacológico e psicoterapêutico, sugerindo, em relação a esta última, a Psicoterapia de Apoio.
Em termos de resposta terapêutica e prognose, o TBP dificulta mais pela instabilidade que provoca .
O que se acredita hoje é que as causas são múltiplas e se combinam, desde fatores genéticos, traumas pessoais, fatores individuais de educação e de desenvolvimento e psico-emocional.

Eu sugiro cuidado com o termo "borderline". Isso é um enquadramento profissional para um tipo de personalidade, um diagnóstico "artificial", e muitas vezes tem sido usado de forma leviana para "explicar" traços de caráter muito particulares das pessoas. Na minha opinião, é mais um rótulo, bastante generalizado, do que um diagnóstico que deva ser facultado ao paciente.
Aconselho psicoterapia de base cognitivo-comportamental.
Bom dia.
Ora cá está uma questão pertinente e algumas respostas também. Por um lado, temos o "borderline" que se olharmos à letra percebemos que estamos no limite de alguma coisa. Esta é a personalidade mais estudada em psicologia, em virtude das suas características tão amplas, desafiadoras e peculiares.
Os traços borderline na personalidade denotam a presença de um padrão global de instabilidade na forma habitual de funcionar que afeta as relações com os outros, a imagem que tem de si e os afetos, bem como o comportamento, no qual existe um reduzido controlo de impulsos.
Por outro temos uma condição séria e que merece muito cuidado pois depende de equilíbrio, a bipolaridade. Como é que equilibramos uma condição que necessita de equilíbrio numa personalidade que está no limite. Quem está na génese do resultado de comportamentos do paciente?
A resposta não poderá vir sozinha de um Psicólogo ou de um Psiquiatra. Ambos aqui vão ter um papel fundamental à procura do equilíbrio do paciente.
Acima de tudo, numa personalidade borderline e bipolar, a transparecia e a realidade necessitam de ser a constante da equação.
Cumprimentos,
MJP
Ter um "rótulo" para um problema psicológico/mental alivia o estigma e "normaliza" estas doenças. O tratamento com a medicação adequada complementado com psicoterapia possibilita um melhor funcionamento no seu dia a dia
Olá! Considero um belo casamento entre psiquiatria e psicologia, seu caso sinaliza a necessidade da psiquiatria, e, nessa área da medicina é importante o diagnóstico, como guia do tratamento. Salientando que o sujeito é para além do diagnóstico, com suas habilidades e competências. Faça uso das duas áreas: psicologia e psiquiatria.
Sucesso em suas buscas...

Especialistas

Rute Isabel Matos

Rute Isabel Matos

Psicólogo

Figueira Da Foz

Nuno Fragoso

Nuno Fragoso

Psicólogo

Montargil

Marta Pereira

Marta Pereira

Psicólogo

Amadora

David Almeida

David Almeida

Psicólogo

Viseu

Rodrigo Pires

Rodrigo Pires

Psicólogo

Évora

Cláudia Sendão Martins

Cláudia Sendão Martins

Psicólogo

Vila Franca de Xira

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.