Bom dia, eu sofro de ansiedade é possível os sintomas piorarem na menstruação? De noite fico com pes

7 respostas
Bom dia, eu sofro de ansiedade é possível os sintomas piorarem na menstruação? De noite fico com pesadelos, falta de ar, agoniada, depois de um tempo passa e volto a dormir.. Não estou a fazer nada para a ansiedade apenas tenho o victan em casos de sos... Obrigado
Sim, é possivel. Ainda assim, aconselho-a a procurar um psicologo (para a avaliar de um modo mais rigoroso e tratar as questões ligadas à ansiedade que refere), bem como o seu médico assistente (de modo a despistar a existência de qualquer outra patologia).
Boa tarde, sim é possível e é possível também que exista alguma desregulação hormonal pelo que deve consultar um médico, mas como refere a colega acima, a ansiedade deve ser trabalhada em psicoterapia, para que perceba o que a desencadeia e tenha estratégias para lhe fazer face.
Boa tarde, Sim é possível, deve procurar um psicólogo para fazer uma avaliação e intervenção adequada, articulando com o seu medico para fazer o despiste.
O psicólogo ajuda a: perceber o funcionamento da ansiedade, identificar os “gatilhos” que geram ansiedade e ensina estratégias que vão diminuir e controlar a ansiedade.
Muito Bom Dia,
Cumprimentos,
Esse momento poderá estar ligado a diversos fatores como hormonal, contextual, pós traumático e outros. O ideal é uma avaliação por parte da medicina e da psicologia, em parceria compensar a ansiedade e atingir seu bem estar.
Boa tarde. Uma vez que no período menstrual a tensão é aumentada, pode existir também um aumento dos sintomas de ansiedade ou alterações da mesma. No entanto, e sendo a sintomatologia da ansiedade tão variada, o médico assistente poderá fazer um despiste de outras possíveis patologias e assim compreender se estas alterações poderão ou não ser causadas pela ansiedade. Caso assim seja, e sendo a ansiedade uma patologia que quando não tratada tende a aumentar, o acompanhamento por parte de um técnico de psicologia será uma grande ajuda para resolver essa situação. Votos de melhoras.
Boa tarde. Sim, é possível os sintomas piorarem . Os fármacos actuam sobre os sintomas físicos da ansiedade. A ansiedade é uma perturbação da área da saúde mental. A causa deste tipo de perturbações é habitualmente psicológica.
Cps
Ratificando o que meus colegas já informaram, vários estudos (*) têm revelado que mulheres com transtorno de ansiedade relatam piora dos sintomas no período menstrual. Uma vez que já foi diagnosticada com ansiedade e já recebeu orientação médica, seria aconselhável você também procurar um psicologo para juntos encontrarem estratégias para lidar com a sua ansiedade.

(*)Pigott TA. Anxiety disorders in women

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Anabela Camejo

Anabela Camejo

Psicólogo

Alcochete

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Dui K. Rocha

Dui K. Rocha

Psicólogo

Montijo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.