Bom dia, eu sofro de ansiedade e ataques de pânico a minha médica de família receitou me escitalopra

6 respostas
Bom dia, eu sofro de ansiedade e ataques de pânico a minha médica de família receitou me escitalopram juntamente com victan em casos de sos, encaminhou me para uma psicóloga no centro de saúde ao qual me disse para retirar o escitalopram e fazer só o victan todas as noites... Mas como tenho dias que me sinto bem não tomo o victan... So acho estranho porque quando vou lá só me fala da medicação e as consultas cada vez são mais curtas esta última vez estive com ela uns 15 minutos nem tanto... Só queria perguntar se é normal este procedimento e se a psicóloga me pode mexer na medicação ou se será melhor procurar outro profissional? Obrigado
Boa tarde,
A medicação só deve ser alterada pelo médico (de família, psiquiatra) que lha receitou e o/a acompanha. O psicólogo não prescreve medicação, numa intervenção multidisciplinar pode propor ao médico que o/a acompanha algum ajuste na medicação, com base na evolução ou não dos sintomas por exemplo. Em relação ao atendimento, se não se sente satisfeito e se a relação estabelecida não é empática, pode sempre procurar outro psicólogo.
Os psicólogos não podem medicar nem tão pouco alterar medicações.
Cumprimentos
Bom dia,
Sem querer ser simplista, mas sendo muito objectivo se de facto o que acontece nas consultas é como descreve isso é muito grave. A psicóloga está a incorrer numa pratica negligente.
cumprimentos
Relativamente à medicação deve cumprir o que lhe foi prescrito pela sua médica. Quaisquer dúvidas relativamente à mesma deve discuti-las com a médica que a acompanha. Recomendo a terapia cognitivo comportamental para a perturbação de ansiedade. As sessões não devem ser inferiores a 40/45 minutos, até um limite de 60 minutos.
Boa tarde

Efetivamente a prescrição ou a retirada de medicamentos não se inscreve na área da psicologia. Apenas os médicos estão habilitados a receitar/retirar os medicamentos adequados, consoante cada pessoa e de acordo com o seu estado clínico.
As sessões de psicologia têm, por norma, uma duração entre 45/60 minutos.
Obrigada pela sua partilha que muito valorizo. Sugiro que possa contatar o local onde realizo consultas de especialidade na área de psicologia através da pesquisa da Clinica Marca da Mente em Vila Nova de Famalicão.
Será atendida por um profissional, dando assim a oportunidade de ver as suas questões respondidas e realizado o encaminhamento mais indicado para a especialidade que no momento mais beneficia.
Cumprimentos
Paula Campos
C.P OPP n. 12232

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Daniela Alves

Daniela Alves

Psicólogo

Porto

José Luis Antunes dos Santos

José Luis Antunes dos Santos

Psicólogo

Coimbra

Ana Barrento

Ana Barrento

Psicólogo

Lisboa

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Dentista, Psicólogo

Guarda

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 12 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.