Bom dia.A minha filha tem 7 anos e comeco a fazer xixi na cama a duas semanas.Como poso ajuta-la?

10 respostas
Bom dia.A minha filha tem 7 anos e comeco a fazer xixi na cama a duas semanas.Como poso ajuta-la?
Procure um psicólogo. Esse tipo de comportamento tem de ser avaliado, poderá ser indicador de algumas questões emocionais. É algo que acontece e que não é dificil de eliminar. O profissional não só irá ajudar a sua filha mas também ensinar a vocês, enquanto família, a melhor forma e estratégias para lidar com a situação até ela desaparecer. Quanto mais cedo for a intervenção melhor, procure acompanhamento!
As crianças não conseguem expressar emoções conflituosas assim como os adultos, os seus comportamentos podem dar indicações de que qualquer coisa não está bem. A consulta a um profissional não deve ser descartada, além disso mantenha-se atenta a qualquer situação que lhe possa estar a causar conflito: mudança de escola, separação de pais, mudança de casa entre outros.
Cumprimentos,
Deverá procurar uma consulta de psicoterapia para iniciar apoio psicoterapeutico e perceber o porquê do surgimento desta situação Convido- a a marcar consulta
O primeiro passo, que poderá ser realizado com a ajuda de um psicólogo, é identificar os fatores que podem ter desencadeado essa situação.
Bom Dia,
Antes de mais mantenha a calma, tudo se resolve.
Procure um Psicólogo que a possa ajudar a identificar quais as causas que desencadeou este comportamento. Este pode estar associado a diferentes causas e factores, sendo por isso importante identificá-lo. Um psicólogo, para além de avaliar quais os motivos que estão na origem para este comportamento, dar-lhe-á também estratégias e ferramentas para ajudar a sua filha.
Vai tudo correr bem, estou disponível para ajudar.
Boa tarde. Enquanto especialista da pequena infância, penso ser importante procurar a ajuda de um psicólogo. Na infância por vezes são situações transitórias se as crianças forem acompanhadas e percebermos o que está a causar desequilíbrios. Qualquer questão não hesite!
Se o sintoma tem 2 semanas, poderá ser transitório e susceptível de ser ultrapassado pela própria criança.
Se perdurar, aconselharia uma primeira consulta ao pediatra e, posteriormente, a um psicólogo com experiência em clínica infantil.
Bom dia,
Agradecemos a sua exposição. Em primeiro lugar sugeria que excluísse as causas fisiológicas, nomeadamente uma possível infeção urinária. Se caso após avaliação médica o sintoma persistir, aí podemos partir para uma avaliação das causas emocionais que possam estar na origem da enurese.
Para além do momento que vivemos devido à pandemia, em que todos tivemos de reorganizar as nossas vidas e rotinas, crianças nesta idade estão também elas numa fase de transição cognitiva em que é muito comum as inseguranças e ansiedade de separação e medo da perda, nomeadamente das suas figuras de referências (na sua maioria representadas pelos pais). Todo este quadro, poderá estar a despoletar medos, e inseguranças. Deverão por isso, conversar com a criança, permitir que ela expresse as suas emoções num ambiente de não julgamento e desvalorização do que está a sentir. Sugiro que possa aceder ao site da OPP - ordem dos psicólogos portugueses, e consulte alguns documentos de apoio que foram disponibilizados para os pais poderem ajudar os seus filhos a lidar com todas estas mudanças e inseguranças.
Manter uma rotina é algo que nos dá sentimento de segurança, constância e consistência, aumentando o sentimento de autocontrolo. Veja por favor se estão a ser mantidas certas rotinas, e caso não estejam a ser estabelecidas, a OPP disppnibilizou também uma proposta de calendarização de atividades e rotinas diárias consoante a faixa etária.
Em alternativa, poderá ainda contactar ajuda especializada que nesta fase a possa ajudar, ainda que remotamente, com estratégias que possam ajudá-la a ajudar a sua filha.
Espero ter sido útil, qualquer questão disponha.
Joana Dolgner
Deve procurar um psicólogo. Se não houver causa fisiológica, como não parece que haja, o processo é habitualmente rápido e fácil. Felicidades!
Bom Dia deveria procurar ajuda psicológica para se puder fazer uma avaliação.
Ao seu dispor.
Os meus Cumprimentos.

Especialistas

Maria do Carmo Abreu

Maria do Carmo Abreu

Pediatra

Viseu

Ermelinda Júlia Gonçalves

Ermelinda Júlia Gonçalves

Pediatra

Torres Novas

Helena Fonseca

Helena Fonseca

Pediatra

Lisboa

A Bianchi Aguiar

A Bianchi Aguiar

Pediatra

Porto

Alberto A M Caldas Afonso

Alberto A M Caldas Afonso

Pediatra

Lagares Flg

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.