Bom dia :-) A ansiedade tem cura? Quando digo cura, é chegar ao fim dum tratamento medicamentoso e

6 respostas
Bom dia :-)
A ansiedade tem cura? Quando digo cura, é chegar ao fim dum tratamento medicamentoso e o nosso médico dizer—nos..Está curado !
A psicologia pode ser uma das maravilhas do mundo mas para mim não serve pq a única forma de esquecer ou lidar com sofrimento sério.. é morrendo !
Sim, já tentei..a psicologia :-D
Obrigada :-)
Boa tarde!
Essa é uma boa questão numa altura em que a prevalência dos estados mistos de Ansiedade/Depressão, em Portugal atingem valores recordes! A garantia de um estado de cura, por parte do seu médico/a ou qualquer outro/a profissional de saúde será muito complexa! O tratamento medicamentoso de uma forma geral pode contribuir para uma melhoria de determinados sintomas associados à ansiedade mas é necessário aprender a viver e conviver com ela! Aqui a Psicoterapia poderá ser um bom complemento nessa re (aprendizagem)!
O desejo de morte como forma esquecer ou lidar com o sofrimento sério, como refere, provavelmente vai retirar-lhe a oportunidade dessa aprendizagem!
Nesse sentido sugiro que dê a si próprio/a uma nova oportunidade de renovar esta intenção de viver/conviver com ansiedade de uma forma mais salutar!
As maiores felicidades!
Boa noite :)
Não, a ansiedade não tem cura. Tal como a alegria não tem cura, nem a tristeza, nem as chatices da vida. Tal como refere a colega acima, é necessário aprender a lidar com tudo o que a vida nos trás e com tudo o que queremos fazer dela.
A ansiedade resulta dum complexo de emoções, que é possível atenuar com medicação, mas não curar. A cura para a vida é a morte, só ela acaba com tudo, mas como dizia um conhecido autor "é uma solução demasiado permanente para problemas temporários..."
É bom não pensar na ansiedade como um vírus que apanhámos, é bom ter consciencia do que fazemos connosco para nos pormos ansiosos, pois é precisamente isso que nos impede de usufruir a vida plenamente com os seus altos e baixos.
Esperar magia de medicação ou de outras pessoas e não apostar em si e na sua capacidade de mudança, não é uma boa solução para a ansiedade. (poderá ser apenas uma ajuda)
A melhor "cura" para a ansiedade é a acção, abdicando da necessidade de provar seja o que for a quem quer que seja, é ligar-se ao que nos faz feliz sejam pessoas sejam projetos, amando-nos incondicionalmente e sem receios.
Por vezes, para conseguir fazer isto e aprender a baixar os níveis de ansiedade, é necessário psicoterapia para analizar o que nos está a bloquear e impedir de o fazer e de viver com tranquilidade.
Quando se vai a um restaurante e não se gosta não se desiste de comer, exprimenta-se outro; o mesmo se passa com psicólogos, pelo facto de não ter funcionado com um, não quer dizer que não funcione com outro.
A relação terapeutica é essencial para o sucesso do processo. Faça por si, nós (psicoterapeutas) podemos ajudar :)
Já tentou a Hipnoterapia?
A ansiedade faz parte de nós e não a podemos evitar, mas podemos reduzir sintomas com psicoterapia. A morte nunca foi uma alternativa. Cumprimentos.
Bom dia.
A ansiedade é um mecanismo normal do nosso organismo, assim como a digestão ou a respiração. A questão está na forma como lidamos com estes diferentes mecanismos.
Normalmente quando há uma situação de stress ou traumática, ou eventualmente consideramos que já passamos por muitos problemas na vida e que já bastava, passamos a lidar com as problemáticas do dia a dia de uma forma menos adequada e os mecanismos de ansiedade entram em acção para nossa defesa. O que tem que aprender é lidar com as situações do passado e aprender novas competências para lidar com ansiedade, se o faz com psicologia, psicoterapia ou psiquiatria, ou outra forma é uma opção a fazer. Oriento o para procurar novamente outra ajuda na psicologia ou outro profissional, pois tradicionalmente a ansiedade pode aumentar quando não sabemos lidar com a mesma de forma eficaz e eficiente. Tudo de bom.
Renata Teles
A ansiedade não tem cura! Ainda bem! Naturalmente, quando a ansiedade nos provoca sofrimento e projudica o nosso funcionamento, algo não está bem! Existem medicamentos para reduzirem a ansiedade que sente, consulte um médico. Enquanto psicólogo, posso informar, que existem tratamentos psicoterapeuticos complementares á medicação, que ajudam, a curto, médio prazo a resolver o problema.

Especialistas

Paulo Azevedo

Paulo Azevedo

Psicólogo

Porto

Daniela Balbina

Daniela Balbina

Psicólogo

Faro

João Balrôa

João Balrôa

Psicólogo

Castelo Branco

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 157 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.