Boa tarde. Tenho um filho de 17 anos que tem alguns traumas de infância desde o afastamento do pai a

3 respostas
Boa tarde. Tenho um filho de 17 anos que tem alguns traumas de infância desde o afastamento do pai após alguns anos de se ter divorciado de mim, a morte dos avós maternos. E após ler um bocadinho sobre EMDR gostaria que ele experimentasse...seria útil? Obrigada
Boa noite,
Primeiramente, respeito muito e entendo a preocupação que possa estar a sentir em relação aos desafios emocionais que o seu filho tem enfrentado ao longo dos anos, como o afastamento do pai e a perda dos avós maternos. São situações significativas e, muitas vezes, podem gerar marcas profundas, impactando no bem-estar psicológico a longo prazo.
O EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica que tem se mostrado eficaz no tratamento de traumas, especialmente em situações como as que descreveu. O EMDR ajuda o cliente a processar e a integrar experiências traumáticas de forma mais adaptativa, aliviando o sofrimento emocional associado a essas mesmas memórias.
No caso do seu filho, se ele estiver disposto e aberto a esta forma de terapia, o EMDR pode ser uma ferramenta útil, pois visa reprocessar as lembranças traumáticas, reduzindo os sintomas e proporcionando uma sensação de alívio.
É necessário que o seu filho tenha a oportunidade de exteriorizar os seus sentimentos e processar as emoções relacionadas com os eventos traumáticos, seja com a ajuda do EMDR ou de outras abordagens terapêuticas que possam complementar o tratamento, como a terapia cognitivo-comportamental.
Recomendo efetivamente, que possa consultar um Psicólogo especializado em EMDR, que possa avaliar a situação do seu filho de maneira mais aprofundada e indicar a melhor abordagem para o tratamento.
Espero que esta resposta tenha sido útil. Estou disponível para qualquer dúvida adicional.
Atenciosamente,

Tânia Daniela Carvalho
Psicóloga, Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental (em curso)
Fundadora e Diretora Clínica da NaturalMente Academy
Sim, o EMDR pode ser muito útil no caso do seu filho. É uma abordagem terapêutica especialmente eficaz para trabalhar memórias difíceis ou traumáticas, como o afastamento de figuras importantes e perdas significativas, mesmo quando essas experiências ocorreram há vários anos.

Aos 17 anos, ele está numa fase sensível do desenvolvimento emocional e de identidade. Traumas não resolvidos nessa idade podem impactar a autoestima, a confiança e a forma como se relaciona com o mundo. O EMDR ajuda a "desbloquear" essas experiências, permitindo que sejam processadas de forma mais saudável e menos dolorosa.

Seria importante fazer uma avaliação inicial para perceber em que ponto ele está e se se sente confortável com este tipo de abordagem.
Dra. Rita Lemos
Psicólogo
Miranda Do Corvo
Olá! Sim, o EMDR pode ser bastante útil em situações como a que descreve. O ideal seria uma avaliação cuidadosa com um psicólogo com formação em EMDR para perceber se essa abordagem é adequada ao momento atual do seu filho.

Especialistas

Joana Carneiro Rodrigues

Joana Carneiro Rodrigues

Psicólogo

Braga

Isabel Duarte

Isabel Duarte

Psicólogo

Lisboa

Eloísa Estela Fernandes

Eloísa Estela Fernandes

Psicólogo

Vizela

Marta Faustino

Marta Faustino

Psicólogo

Fátima

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 5 perguntas sobre Transtorno Depressivo Maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.