Boa tarde. Andei cerca de 1 mês com dores estomacais e nauseas, devido a esses sintomas achei que ti

4 respostas
Boa tarde. Andei cerca de 1 mês com dores estomacais e nauseas, devido a esses sintomas achei que tinha um cancro no estômago fiquei muito stressado e ate chorava, fui ao médico e ele perguntou me se eu suava enquanto dormia e eu disse lhe que não ao qual ele me respondeu que ainda bem que não porque poderia ser um sintoma de cancro, a partir dessa noite passei a suar e a acordar todo molhado por volta das duas da manhã e já não conseguia dormir mais e foi piorando agora n consigo mesmo dormir ou quando consigo são aos 20/30minutos e acordo com sensação de medo. O médico passou me Zolpidem 10mg para dormir e disse me pra ir ao psicólogo porque era um problema de medo e ânsia. O problema é que tomo o Zolpidem e realmente fico com sono e adormeço mas duas horas depois acordo e já não consigo dormir mais. Gostaria se possível de uma opinião e se é normal so conseguir dormir duas horas com o Zolpidem? Sempre dormi bem até uma semana atrás. Obrigado
Boa noite. Em primeiro lugar, as suas queixas realmente parecem estar relacionadas com uma perturbação da ansiedade, pelo que deverá marcar uma consulta de Psiquiatria e/ou Psicologia. Em segundo lugar, sim, é normal que durma apenas duas horas com o Zolpidem porque é um medicamento indutor do sono. Ou seja, ajuda a adormecer mas não ajuda a prolongar o sono. Cumprimentos,
Boa tarde.

Lamento o sofrimento pelo qual está a passar. Primeiro que tudo acho que é importante abordar esta preocupação ansiosa em contexto de consulta de Psicologia ou Psiquiatria. Em relação ao Zolpidem, este é apenas um indutor de sono, tendo um tempo de duração bastante curto. Para além disso, é um fármaco associado a fenómenos de habituação, pelo que deve apenas ser utilizado por curtos períodos de tempo. Tendo em conta que a sua insónia persiste, é importante aconselhar-se em consulta, no sentido de ponderar alternativas terapêuticas mais saudáveis e eficazes para o sono. As melhoras!
Porque acha que tem um cancro do estômago?
Os sintomas mais frequentes incluem anemia, anorexia, dor no abdómen superior, fezes escuras, massa no abdómen ou no epigástrio, náuseas, nictúria, perda de peso, polidipsia, poliúria, saciedade precoce.
Parece-lhe ser o seu caso? Não me parece: deste quadro só se queixa de dor no abdómen superior e náuseas, o que é compatível com dispepsia (que se trata com famotidina).

A ansiedade , a expectativa apreensiva de uma desgraça imaginária (o cancro do estômago), as insónias e o medo são sintomas de ansiedade (que se trata com alprazolam ou lorazepam, apoio psicológico, counselling ou psicoterapia, para além de relaxamento ou repouso).
Reduza gradualmente o Zolpidem.

Aconselhe-se com um psiquiatra e, eventualmente (se necessitar de psicoterapia) com um psicoterapeuta.

Olá boa tarde.
O que poderei eu dizer que não tenha sido dito pelos ilustres colegas acima? Pouco mas queria salientar alguns pontos.
Antes de começar a ler sintomas na na web e começar e aumentar os seus níveis de ansiedade creio que deve procurar ajuda de um médico da especialidade gastroenterologia. O que fará este profissional? Não levará inteiramente as suas queixas para um estado totalmente psicológico e irá entrevir de acordo. Sabia que uma simples gastrite no estômago provoca sintomas que quando procurados na web facilmente retornam como problema oncológico? Este especialista irá despistar via exames a razão da sua dor abdominal.
Se depois deste processo mantiver um quadro de ansiedade, deverá procurar um profissional da área da psicologia ou psiquiatria para que se perceba se com ou sem medicação consegue controlar o quadro ansioso.
As melhoras,
MJP

Especialistas

Gonçalo Neves

Gonçalo Neves

Psicólogo

Lisboa

Ana Sousa

Ana Sousa

Psicólogo

Lisboa

António Tavares

António Tavares

Psicólogo

Lisboa

Sofia Tavares

Sofia Tavares

Psicólogo

Póvoa de Varzim

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 11 perguntas sobre Distúrbios Do Início E Da Manutenção Do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.