Boa tarde. A minha esposa foi diagnosticada com Bipolaridade. Neste momento, o que mais nos preoc

1 respostas
Boa tarde.

A minha esposa foi diagnosticada com Bipolaridade. Neste momento, o que mais nos preocupa é a dificuldade em manter um sono contínuo e reparador.
Está medicada com paroxetina, risperidona pois encontra-se numa fase depressiva. Antes de se deitar, toma 2 lorenin e 1 kainever mas não consegue dormir mais de 4 ou 5 horas e acorda extremamente exausta e frustrada. Existe alguma razão para que esta medicação não faça o efeito desejado?
Importa distinguir a doença bipolar I da bipolar II. Na tipo I durante a evoluçào surgem quadros de mania franca com insónia persistente e sintomas delirantes de grandeza e místicas. Na do tipo II podem existir períodos de hipomania mas as depressões são mais frequentes e de grau major. No tipo I não está indicado o antidepressivo. No II, sim na fase depressiva. No seu caso o que realça é o tratamento da insónia só com hipnosedativos (lorenin e kainever). Estes fármacos "enganam" porque perdem o efeito em pouco tempo, o doente vai aumentando a dose e o fundo depressivo com o tempo aumenta. Fale com o seu médico e inicie ao deitar a quetiapina 25 MG ( que pode aumentar até obter efeito). Este fármaco é mais sedativo do que a Risperidona que pode manter durante o dia em dosagem adequada. Dos hipnosedativos proponho que faça apenas o lorazepam (aumente a dose no início para poder suspender o kainever). Entretanto fale com o seu médico sobre estas propostas na medida em que o ajuste da medicação e supervisão da resposta ao tratamento deverá ser efetuado por ele.

Especialistas

Catarina Melo Santos

Catarina Melo Santos

Psiquiatra

Lisboa

Carolina Carvalho Almeida

Carolina Carvalho Almeida

Psiquiatra

Coimbra

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 19 perguntas sobre Transtorno Bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.