Boa noite, tenho 25 anos e sou virgem. Além disso, sempre que me masturbo (estimulação do clitóris)

9 respostas
Boa noite, tenho 25 anos e sou virgem. Além disso, sempre que me masturbo (estimulação do clitóris) nunca consigo atingir o orgasmo pois quando sinto que estou quase a alcançar paro de me masturbar, como se paralisasse. Gostaria de saber qual poderá ser o problema e o que devo fazer para ultrapassar?
A sua questão é bastante pertinente e acredito que esta situação traga muitas dúvidas e sofrimento. Certamente é algo que poderá resolver através de acompanhamento psicológico. Perceber o porquê de, por algum motivo, se estar a inibir de ter prazer. Procure um psicólogo!
É possível que tenhas algumas crenças (ainda que não conscientes) sobre a sexualidade que estejam a desencadear este bloqueio. Creio que algumas sessões de psicologia seriam de grande valia para ajudar-te a explorar a questão e começar a romper esta barreira.
Ao dispor!
Talvez seja importante perceber a história que vem contando sobre si e sobre o seu corpo. A psicoterapia pode ajudar a compreender essa história bem como as palavras que usa para descrever o problema que refere.
Somos um corpo e uma mente a viverem juntos numa história mais vasta, cultural e social. Tudo isso conta.
O facto de sentir que algo já não faz sentido e querer mudá-lo é, sem dúvida, um passo importante. Há coragem aí.
A psicoterapia pode ser um caminho útil nesse trabalho de mudança.
Existem estratégias para ultrapassar essa questão, mas para isso é necessário perceber o que está por trás da paralisação. A psicologia pode ajudá-la e permitir-lhe ter uma vida sexual saudável e plena.
Caso seja do seu interesse, estou disponível para ajudar.
Partilho inteiramente a recomendação dos colegas em procurar ajuda de um(a) psicólogo (a) o mais breve possível. Uma vez percebida a causa da inibição poderá obter a satisfação sexual ambicionada. Ao dispor.
Os orgasmos são uma fonte importante de prazer, relaxamento e intimidade (se ocorrem numa relação com outra/s pessoa/s). Não são, porém, indispensáveis para que as relações sexuais sejam gratificantes.
Responder à sua pergunta é um tanto deitar-me a adivinhar. As questões que me ocorrem:
Tem 25 anos e é virgem. Porquê? Tem medo? Nunca surgiu uma oportunidade atraente?
Masturba-se (o que é saudável) mas quando está quase a atingir o orgasmo pára. Porquê? Tem medo de quê?
Para tentar ultrapassar estes bloqueios e, provavelmente, muitas outras questões que possam estar subjacentes, estou inteiramente de acordo com os meus colegas: procurar a ajuda de uma (ou um, se se sentir mais à-vontade) psicoterapeuta.
É difícil dar uma resposta útil, sem a conhecer e sem saber um pouco mais sobre o que está a acontecer, pois cada caso é diferente.
Dada a descrição e o tema sugeria procurar um/a psicólogo/a com formação em sexologia para a ajudar a compreender o que se passa e , consigo, encontrar um caminho para uma vivência mais satisfatória do seu corpo e prazer. Ao dispor, TD
Boa tarde,
É necessário conhecer um pouco mais da si e da sua história, e procurar um psicólogo ou terapeuta sexual ajudá-la-ia a conhecer-se a si mesma e a arriscar superar esse bloqueio, no momento e da forma que se sentir mais confortável.
Mesmo assim, apenas comentaria que muitas pessoas com dificuldades semelhantes à sua relatam uma dificuldade em largar o controlo, em deixar-se levar sem a necessidade de controlo... Isto muitas vezes generalizando-se a outras situações da vida.
Ao dispor, Raquel Pereira
Todos os colegas aqui presentes lhe facultaram informações muito valiosas. Comece por refletir acerca do que disseram e observar a si mesma sem críticas ou julgamentos. O primeiro passo já foi dado, agora o importante é escolher o caminho e segui-lo! Boa jornada!

Especialistas

Rita Sousa Lobo

Rita Sousa Lobo

Psicólogo

Lisboa

Susana Carvalho de Sousa

Susana Carvalho de Sousa

Psicólogo

Vila Real

Jacinto de Almeida Gomes

Jacinto de Almeida Gomes

Psicólogo

Vila Real

Sónia Araújo

Sónia Araújo

Psicólogo

Cantanhede

Sara Valadares

Sara Valadares

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 6 perguntas sobre Disfunções Sexuais Psicogênicas
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.