Boa noite, suspeito que o meu filho seja dislexico e esta nova professora também tem a mesma opinião

9 respostas
Boa noite, suspeito que o meu filho seja dislexico e esta nova professora também tem a mesma opinião, como posso ajudá lo tendo em conta que está no 4ano.
Dr. Jorge Fonte
Psicólogo
Lisboa
Boa tarde,
Sugiro que procure uma avaliação de um psicólogo, para um diagnóstico válido.
De seguida, e em articulação com a escola, delinear a melhor estratégia.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
 Sofia Palma
Terapeuta da fala
Seixal
Boa tarde! Para além de uma avaliação psicológica que é uma mais valia no diagnóstico de dislexia, uma avaliação em Terapia da Fala será igualmente importante: para compreender quais as reais dificuldades do seu filho ao nível linguístico (oral e/ou de leitura e escrita) e para um diagnóstico diferencial o mais correto possível, em articulação com o profissional da área de Psicologia.
Dra. Manuela Cameirão
Psicólogo
Porto
Boa tarde,
é muito importante que o menino seja avaliado por um psicólogo especialista na área, para que se estabeleça um diagnóstico correto e um plano de intervenção ajustado às dificuldades da criança, sempre em articulação com a escola. Em termos de prognóstico, é importante que a criança seja avaliada ainda durante o 1º ciclo.
Cumprimentos
Manuela Cameirão
 Ana Maria Caires Santos
Psicólogo
Funchal
Perante a suspeita de dislexia na criança, a avaliação psicológica é de facto fundamental. Importa de facto comprovar a presença ou não de dislexia, compreender como esta se manifesta, se estão associadas outras dificuldades, e identificar os mecanismos que podem estar subjacentes à esta perturbação de aprendizagem.
O diagnóstico permite que a criança beneficie de diversos apoios especializados no contexto escolar e de uma intervenção psicopedagógica centrada nas suas necessidades individuais, os quais são determinantes para uma boa adaptação e sucesso escolares.
Hoje em dia, um diagnóstico de dislexia não tem de ser algo definitivo e/ou irreversível, e não impede a criança de seguir o seu percurso escolar. Existem métodos de intervenção eficazes, desde que sejam consistentes e adequados.
Mas, há que ter em atenção que a criança com dislexia pode apresentar alguns sinais comportamentais e emocionais (tais como fadiga frequente, desinteresse escolar, evitamento das actividades escolares e frustração, défice de atenção, e alterações do comportamento) para compensar a sua dificuldade, e este aspecto deve ser entendido e trabalhado.
Levando a um psicólogo , para fazer avaliação psicológica
 Joana Carvalho
Terapeuta da fala
Coimbra
Sugiro que seja feita uma avaliação completa e partilhada por um terapeuta da fala e um psicólogo. Por norma o diagnóstico é feito após a avaliação de ambos. O psicólogo avaliará uma componente e o terapeuta da fala outra para, em conjunto, perceberem o que está a acontecer com a criança..concretamente na terapia da fala, a avaliação pode e deve ser pormenorizada, avaliando varias vertentes, para que se conheça bem o quadro da criança, quais as principais difículdades e como deve ser feita a intervenção. A partir daí sugerem-se as melhores estratégias para que a criança vá lidando com estas questões. Estou ao dispor para qualquer outro esclarecimento.
Dra. Joana Claro
Psicólogo
Seixal
Boa tarde. Numa primeira fase é necessária a realização de uma avaliação psicológica para que possa ser feito o diagnóstico clínico. Caso seja dislexia, os melhores resultados estão na articulação entre psicologia / terapia da fala / escola.
Quero apenas salientar ainda que quanto antes a criança for acompanhada melhor, pois com a mudança de ciclo, as dificuldades serão mais evidentes. Pela minha experiência, as crianças são-me reencaminhadas habitualmente no 2 ano e o acompanhamento é eficaz e com uma evolução bastante positiva.
Qualquer outra questão estou ao dispor.
Dr. Rodrigo Palma
Psicólogo
Lisboa
Eu sou psicólogo educacional e acompanho crianças com dislexia há cerca de 10 anos. Recomendo que seja feito um despiste da dislexia e uma avaliação cognitiva para que possa compreender as causas das dificuldades que o seu filho tem ao nível da leitura e escrita, e para que possa ser feito um plano terapêutico que o ajude ao longo do seu percurso escolar.
Dra. Maria José Rocha
Psicólogo
Algés
Cara mãe,
Se o seu filho ainda não consegue ter fluência da leitura, está na altura certa para realizar esse despiste.
Aconselho que procure um Psicologo da area, para analisar a situação. Existem situações que melhoram com uma intervenção multidisciplinar.

Especialistas

Ana Barbosa

Ana Barbosa

Terapeuta da fala

Gondomar

Ana Barros

Ana Barros

Psicólogo

Santa Maria da Feira

Ana Caetano

Ana Caetano

Psicólogo

Porto

Joana Carvalho

Joana Carvalho

Terapeuta da fala

Coimbra

Ana Correia

Ana Correia

Psicólogo

Figueira Da Foz

Rita Correia

Rita Correia

Terapeuta da fala

Viseu

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 4 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.