Boa noite. O diagnostico de défice de atenção pode ser feito por um psicólogo ou tem de ser por um p

6 respostas
Boa noite. O diagnostico de défice de atenção pode ser feito por um psicólogo ou tem de ser por um psiquiatra? A minha medica de família solicitou uma consulta de especialidade para um psiquiatra, mas devido à longa espera na psiquiatria do SNS, marcaram antes uma consulta de psicologia. Devo ir a esta consulta ou procurar um psiquiatra privado? Obrigada.
O psicólogo pode realizar diagnósticos de transtornos mentais, no entanto, é preciso que o profissional avalie o paciente em consultas periódicas. Apenas uma consulta não é suficiente para efetuar um diagnóstico e relatório clínico fidedigno. O paciente pode ser acompanhado pelo Psiquiatra e pelo Psicólogo, em simultâneo.
O psicólogo é um profissional apto a realizar diagnóstico, mas não prescreve medicação. Se já tem as duas consultas agendadas pode ir às duas, uma não invalida a outra. No entanto, se tiver urgência, poderá procurar um privado.
Bom dia! A avaliação psicológica pode sempre ser realizada por Psicólogos detenham a especialidade "Clínica/Saúde". Mas, mediante o reencaminhamento realizado pelo Centro de Saúde ou Hospital, aconselhamos um aumento da confiança neste sistema, o SNS, colocando aí, todas as duvidas que possam surgir.

Boa tarde.
Para a avaliação do PHDA (Perturbação de Hiperatividade/impulsividade e Défice de atenção) é necessária uma avaliação neuropsicológica, ou seja um psicólogo que tenha especialidade em neuropsicologia. Por norma os psiquiatras pedem essa avaliação, ou o paciente vai primeiro ao psicólogo, são duas áreas que devem trabalhar em equipa muitas vezes. A avaliação neuropsicológica permite entender se existem dificuldades devido a perturbações neurológicas, doenças mentais, ou factores que estejam a perturbar o bom funcionamento da pessoa. (ansiedade, luto, ....etc), sendo o PHDA uma perturbação de neurodesenvolvimento. A avaliação neuropsicológica avalia funções cognitivas superiores e comportamentais mais complexas, como atenção, memória, funções executivas, linguagem, pensamento crítico, planeamento e resolução de problemas entre outras.
Se tem a consulta de psicologia no hospital de certo que o vão avaliar e encaminhar da melhor forma.
Espero ter ajudado.
Diana Silva
Boa tarde. O psicólogo pode efectuar o diagnóstico. A verificar-se o diagnóstico de TDAH, para além da psicoterapia, poderá ser essencial a medicação. Essa medicação deverá ser prescrita e supervisionada por um psiquiatra. Se puderem ser atendidos em tempo útil pelo SNS reduzem os custos do tratamento. Infelizmente o SNS tem pouca capacidade de resposta aos problemas de saúde mental. O meu conselho seria dar início ao processo de atendimento no SNS e, entretanto e se possível, marcar consulta num psiquiatra privado. Ele/a poderá efectuar o diagnóstico, medicar e fornecer todas as indicações necessárias relativas ao tratamento, até obter as respostas de que necessitam no SNS. Espero que tudo corra pelo melhor. Cumprimentos José Armindo
A psicologia e psiquiatria são duas áreas que devem tarabalhar em conjunto, especialmente quando se fala de perturbações do neurodesenvolvimento.
O psicólogo é o único capaz de efetuar a avaliação psicológica completa, o diagnóstico formal é realizado pelo psiquiatra (área da medicina) assim como a prescrição da medicação necessária.
A psicologia terá também um papel fundamental na intervenção ao nível emocional e comportamental: gestão e controlo das emoções, criação de rotinas, competências de organização... etc.
Bom dia! Um@ psicólog@ pode também fazer a avaliação e diagnóstico. Contudo, a medicação é a intervenção de primeira linha na phda, pelo que o acompanhamento médico deverá funcionar em simultâneo com o acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado! Encontro-me ao dispor para qualquer questão! Espero que tenha um dia feliz,
Mariana Nunes

Especialistas

Paulo Coelho

Paulo Coelho

Psicólogo

Braga

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Raquel Custódio

Raquel Custódio

Psicólogo

Estarreja

Alice Levy

Alice Levy

Neurologista

Lisboa

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.