Boa noite! Gostaria de pedir a opinião de vários especialistas pois as que tenho ouvido são contrad

1 respostas
Boa noite!
Gostaria de pedir a opinião de vários especialistas pois as que tenho ouvido são contraditórias. Quero ser mãe mas tomo medicação psiquiátrica. Tomo Dumyrox e Rivotril. Gostaria de retirar de uma vez por todas e engravidar qualquer medicação, porém, alguns psiquiatras dizem que sim e outros dizem que não. Eu sei que o melhor seria não tomar nada mas, por outro lado, tenho receio de recaídas durante a gravidez. Sou uma pessoa extremamente ansiosa e tomo medicação há mais de 20 anos. Assim sendo, poderiam educidar-me se há medicação que possa ser tomada durante a gravidez sem wualeie risco para o feto? Não me refiro só a mal formações e sim a sequelas que mais tarde passam vir a evidenciar-se nomeadamente em idade escolar. E se realmente houver, quais são as medicações totalmente seguras para o efeito? Gratidão desde já pela vossa disponibilidade.
Apesar de não haver estudos típicos aquando da aprovação dos medicamentos para grávidas, por questões éticas (isto aplica-se não só a medicação psiquiátrica, mas a toda a medicação), muitos medicamentos podem ser usados de forma perfeitamente segura.
Isto deve-se ao facto de muitas centenas de milhares de gravidas tomaram medicação durante a gravidez durante vários anos por não saberem que estavam grávidas, porque os riscos de uma descontinuação da medicação era muito grande, etc.
O que leva a que haja muita evidência relativamente a muitos medicamentos, sendo que os mais seguros até demonstram benefícios para a criança quando comparado com a suspensão da medicação.

Não é aplicável a todos os medicamentos, sendo algo que o seu psiquiatra deverá estar informado quanto aos aconselhados.
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta online de psiquiatria - 80 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.