Boa noite, Fui diagnosticada pelo meu psiquiatra (doutorado em psicologia) com Síndrome de Border

1 respostas
Boa noite,

Fui diagnosticada pelo meu psiquiatra (doutorado em psicologia) com Síndrome de Borderline, de Pânico, Depressão e leve Psicopatia. Fiquei confusa pois sempre pensei que Borderline e Psicopatia seriam opostos:
Borderline é emoção e Psicopatia é 0 emoção.
Gostaria de saber se é possível este diagnóstico?

Muito obrigada.
Boa tarde. O transtorno borderline da personalidade começou por ser identificado pela psicanálise com o termo de Estado Limite. Nela uma "ferida" narcísica (no amor próprio) vivida na infância, geralmente em torno dos 3 - 4 anos, cria um vazio afetivo que torna a pessoa apegada às representações parentais (prestador dos cuidados maternos) gratificantes e a contextos igualmente gratificantes-protetores, tudo fazendo assim para garantir este apreço ou dependêncis. Em situacões reais, previsíveis ou evocadores de rejeição / perda, reage emocionalmente de forma depressiva, autodestrutiva (de facto ou por equivalentes) ou atuada (atitude que sai fora das reações motivacionais habituais do sujeito nos contextos neutros ou gratificantes). É o falso self presente nestas estruturas que, habitualmente, deixa o interlocutor furioso. Não é voluntário mas expressão do vazio. Também nestes estados pode ocorrer o consumo de substâncias e a promiscuidade sexual. Para os autores do início do século passado psicopatia era doença do carácter. Os transtornos da personalidade eram assim psicopatias. Hoje em dia a psicopatia está restrita aos transtornos narcísicos ou narciso-paranoicos e aos antissociais (embora se faça distrinça entre estas duas,sendo o psicopata mais enquadrado e camuflafo socialmente). Ambos são distintos do t. borderline onde podem existir pontualmente equivalentes psicopáticos, neuróticos ou psicóticos. A culpa e o remorso, no entanto, podem surgir, relativamente, no borderline mas raramente no psicopata e muito menos no antissocial. Esta consciência faz toda a diferença. O borderline repete para tentar remendar o erro seu mas o psicopata repete para sentir o domínio omnipotente e o antissocial o prazer de ver o outro sofrer.

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Ana Cristina Roque

Ana Cristina Roque

Psicólogo

Torres Vedras

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.