Ando constantemente irritada ou

6 respostas
Ando constantemente irritada ou farta de tudo ou simplesmente apática. Às vezes, os três no mesmo dia. Tenho ataques de pânico quando sou pressionada (às vezes ataques de raiva) e auto mutilo-me frequentemente para não pensar na dor mental que sinto. Isto será transtorno da personalidade borderline?
O Transtorno da Personalidade Borderline tem uma série de critérios que devem ser cumpridos para um diagnóstico definitivo, o que pode ser feito apenas por um clínico certificado, após uma avaliação em contexto terapêutico.
Os sintomas que descreve podem pertencer a um quadro desta patologia, mas podem integrar-se noutros quadros, sendo necessário que consulte um especialista para que seja feito um diagnóstico diferencial competente e com todos os dados necessários.
Como tal, sugiro que procure um psicólogo clínico ou um psiquiatra para obter um diagnóstico correcto e completo.
A perturbação de personalidade borderline apresenta uma série de comorbidades com outras patologias, como tal, de acordo com os sintomas que descreve, é imprescindível a procura de um especialista na área para que possa realizar uma avaliação psicológica e intervenção adequadas. E neste tipo de situações, o evitamento só propicia o aumento do desajustamento emocional. Labilidade emocional, irritabilidade, alterações de humor repentinas e um comprimento de ordem afetiva, são alguns dos sintomas associados a este tipo de perturbação
Em último caso sim. Mas há casos menos graves que têm os mesmos sintomas.
Um diagnóstico não a vai ajudar em nada, podendo inclusive limitar as possibilidades de compreensão dos seus estados.
Qualquer tipo de diagnóstico só pode ser efetuado após uma boa avaliação psicológica. Para além disso, é muito importante termos em mente que diversas patologias partilham de características muito semelhantes. O diagnóstico, por si só, não deverá ser relevante. O mais importante é saber lidar com as circunstâncias e limitações de forma adequada, funcional e saudável.
Os Diagnósticos são dinâmicos, não podem instalar - se como rótulos: o importante é que procure ajuda de um Psicoterapêuta (psicologo e/ou psiquiatria)

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Ana Cristina Roque

Ana Cristina Roque

Psicólogo

Torres Vedras

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.