A psicologia por si só resolve

8 respostas
A psicologia por si só resolve a ansiedade sendo ela genética? Quase toda minha família sofre da ansiedade, já estive com 2 psicólogos, consigo atenuar em algumas fases mas depois tudo volta com a mesma intensidade que no inicio.
De facto a ansiedade tem influência de componentes genéticos, contudo o que os estudos indicam é que a maneira de lidar com a ansiedade pode agravar ou amenizar os sintomas. Nesse sentido, a psicoterapia cognitivo-comportamental é uma grande aliada porque ajuda a encontrar novas estratégias mentais e comportamentais para lidar com as situações que geram ansiedade.
Em alguns casos é indicado uso de medicação para amenizar alguns sintomas mais debilitantes da ansiedade facilitando,assim, o processo de intervenção psicológica. O mais importante nesse quadro é que o acompanhamento não sofra interrupções até a indicação de alta porque essas interrupções podem causar piora dos sintomas. Sendo assim, sugiro que procure um profissional com experiência na área e que lhe inspire confiança para que possam juntos pensar estratégias assertivas para lidar com seu caso. No que mais puder ajudar, fico a disposição.
Há formas efetivas não necessariamente para "curar" a ansiedade mas para aprender a viver com a mesma de uma forma saudável e funcional. Julgo que o primeiro passo é, inevitavelmente, aceitar esta condição. Não precisa de viver nesse ciclo, procure um psicólogo com experiência na área.
Pais ansiosos tendem a não saber lidar com as ansiedades dos filhos, podendo assim repetir o ciclo.
O trabalho psicoterapêutico tem como objectivo reduzir esses níveis de ansiedade, transformando-a em afectos de outra natureza.
As perturbações de ansiedade são das mais prevalentes perturbações mentais na população, e entre as suas causas, fatores ambientais e genéticos estão associados.Alguns estudos indicam a relação da genética com a ocorrência de características ansiosas, pois a correlação de ansiedade entre os irmãos foi mais acentuada naqueles que compartilhavam a mesma carga genética. Contudo, nas correlações entre ansiedade nos pais e nos filhos verificou-se baixa influência da transmissão genética para a determinação de ansiedade nos filhos com significativa influência do ambiente.Por exemplo pais que demonstravam um maior controlo sobre os seus filhos, ou seja comportamentos de super protecção, possuíam crianças mais ansiosas. Neste âmbito, a intervenção psicoterapêutica é importante para compreender as razões da ansiedade, existindo várias metodologias de intervenção que poderão pelo menos atenuar os níveis de intensidade,sendo que a interrupção do tratamento poderá fazer reincidir estes sintomas.
A psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental, aliada ao tratamento medicamentoso, têm apresentado excelentes resultados no tratamento da ansiedade.
A abordagem psicoterapêutica EMDR permite ir bem lá atrás, possivelmente ao início dos primeiros sintomas de ansiedade e identificar o evento que desencadeou essa sintomatologia.
Estou convicta de que a ajuda dum psicólogo ou psiquiatra com formação EMDR poderá ser importante na resolução do seu problema.
Bom dia.
A ansiedade e os seus transtornos podem, de facto, ter um impacto bastante negativo na vida da pessoa que sofre é que tenta combater a mesma.
Na minha opinião deve procurar, mais uma vez, ajuda de um profissional. Se, ainda, é um factor que interfere no seu dia a dia, é porque apesar do trabalho já feito, e que revela que lhe deu algumas ferramentas, ainda é (São) necessário mais trabalho, mais ferramentas.
Não espere, procure já ajuda para que a sua vida possa ter um lado de harmonia e paz.
Olá considero importante iniciar uma psicoterapia, pelo que descreveu. Ao seu dispor

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Anabela Camejo

Anabela Camejo

Psicólogo

Alcochete

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Dui K. Rocha

Dui K. Rocha

Psicólogo

Montijo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.