A Ansiedade patológica tem cu

6 respostas
A Ansiedade patológica tem cura?
Existem diversas abordagens de tratamento para transtornos de ansiedade, com base nas diferentes correntes psicológicas de pensamento. Uma das abordagens com melhores resultados é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de terapia considerada breve e orientada para o presente e futuro e obtenção de resultados. A combinação com acompanhamento farmacológico psiquiátrico em simultâneo é recomendada nos casos mais complexos. Muita gente obtém excelentes resultados com esta combinação de métodos, mas depende muito da dedicação e empenho do próprio cliente em melhorar. A ansiedade contudo faz parte da vida e pode apenas reduzir-se os seus níveis para níveis normativos e funcionais, mas não se pode (nem deve) eliminar totalmente a ansiedade, pois faz parte das nossas ferramentas de sobrevivência.
Excelente explicação, acrescento entretanto que existem outras possíveis ferramentas para lidar com a ansiedade como por exemplo desporto, técnicas de relaxamento, yoga e que abordagens neurobiológicas como E.M.D.R e Brainspotting são muito eficazes.
A ansiedade patológica não deve ser separada da ansiedade fisiológica. Os mecanismos que a determinam são múltiplos e a existência de uma perturbação obriga a um diagnóstico no domínio biológico (ex.: doenças ansiogénicas) , psicológico (ex.: conceitos e procedimentos desadequados) e social (ex.: interacções e adversidades circunstanciais). Os tratamentos variam em funções dos factores precipitantes e dos seus moduladores, mas passam habitualmente pelo recurso a fármacos de diferentes grupos bioquímicos e pela correção de comportamentos específicos e de actividades de vida diária. Habitualmente controla-se com facilidade.
Sendo uma "patologia"e desde que não haja alterações neurológicas ou outras é possível sim viver com ansiedade desde que faça uma boa avaliação do estado emocional e de personalidade e acompanhamento em psicoterapia.
A ansiedade é um mecanismo adaptativo e todos precisamos dela. Costumo dizer que "é o sinal de alarme do nosso organismo". É ela que nos diz que estamos em perigo e devemos defender-nos ou fugir. Contudo, se até certo ponto é adaptativa, a partir de determinado limite passa a ser patológica e a interferir significativamente no nosso dia-a-dia, condicionando a nossa forma de agir e de nos relacionarmos, impedindo que façamos coisas que até então fazíamos.
Quando a ansiedade se torna patológica devemos então procurar ajuda e, em casos mais graves, a solução poderá passar pela combinação da medicação com a psicoterapia. A medicação trará o alívio de sintomas e a psicoterapia trará estratégias de controlo e diminuição da mesma, bem como das suas causas. A terapia cognitivo-comportamental tem vindo a demonstrar resultados muito bons nos casos de ansiedade.
É um mecanismo de alerta de que algo não esta em equilíbrio no seu organismo. Deve portanto fazer psicoterapia para perceber o que desencadeia essa ansiedade inesperada.

Especialistas

Carolina Bernardes

Carolina Bernardes

Psicólogo

Lisboa

Anabela Camejo

Anabela Camejo

Psicólogo

Alcochete

Maria Inês Costa

Maria Inês Costa

Psicólogo

Porto

Bruno Barros

Bruno Barros

Psicólogo

Mozelos Vfr

Dui K. Rocha

Dui K. Rocha

Psicólogo

Montijo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 156 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.