Perguntas do paciente (41)
RESPOSTA DO MÉDICO:
O nascimento de um bebé tem um grande impacto na vida dos pais e, em particular, da mãe. Impacto, nomeadamente, nas dinâmicas inconscientes.
Assim, se os sintomas depressivos persistirem, porque, se temporários,...
Mais
RESPOSTA DO MÉDICO:
Caso já tenha procurado primeiro um pediatra, e não exista outro encaminhamento especifico da parte do mesmo, aconselho que procure uma avaliação da situação em psicologia clínica, por forma a despistar... Mais
RESPOSTA DO MÉDICO:
Diria que, de momento, bastaria manter uma atenção vigilante. Se a dificuldade não desaparecer entretanto, então, sim, será aconselhável procurar ajuda.
RESPOSTA DO MÉDICO:
Penso que o primeiro passo seria consultar um(a) médico(a) ginecologista. Só após assegurar-se de que do ponto de vista médico não existe qualquer compromisso, aí procuraria a psicologia.
RESPOSTA DO MÉDICO:
Aconselharia que procurasse, com brevidade, um psiquiatra. Acredito que necessite de apoio medicamentoso. Posteriormente poderá beneficiar de apoio psicoterapêutico.
RESPOSTA DO MÉDICO:
Aconselho que entre em contacto com a Sociedade Portuguesa de Psicanálise, que tem um Instituto no Porto, e peça indicação de um psicoterapeuta ou analista.
Acredito que encontrará uma boa ajuda.
RESPOSTA DO MÉDICO:
É aconselhável rever uma medicação tão prolongada, sim. Pelo que aconselho fale com o seu psiquiatra. Todavia, e porque a doença bipolar tem um componente psíquico subjacente, aconselho igualmente que... Mais
RESPOSTA DO MÉDICO:
É aconselhável o menino ser visto logo que possível, para avaliar e poder obter um aconselhamento psicoterapêutico. As queixas de que fala poderão perturbar o desempenho escolar, que se aproxima.
RESPOSTA DO MÉDICO:
A irritabilidade e o humor depressivo de que fala, são indicadores de uma instabilidade psicológica, que perturbam o bem-estar do próprio e daqueles que o rodeiam. Regra geral, uma psicoterapia poderá... Mais
RESPOSTA DO MÉDICO:
A consciência de ter uma predisposição para a depressão, já desde longa data, agora agravada, certamente pelas exigências de ser mãe recentemente, parece-me indicar o apelo que faz a si mesma, para que... Mais