Experiência

Sou criador de uma plataforma de consultas psicológicas por videoconferência, chamada ScaleUpCare. Através dessa plataforma, o utente pode usufruir de consultas psicológicas com psicólogos especializados de forma segura, confidencial e responsável. Oferecemos uma sessão preliminar gratuita de 20 minutos. Se este formato não se revelar o adequado para si, comprometemo-nos a ajudá-lo a encontrar um colega que o possa ajudar.

Para conhecer o projeto: https://scaleupcare.com
Para conhecer a nossa equipa: https://scaleupcare.com/team
Para uma primeira consulta gratuita: ScaleupCare.com/appointments/preliminary-appointment/
e-mail: info@scaleupcare.com
mais

Consultório

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

Atende: adultos

Consulta online de Psicologia • Desde 45 €


Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Valores para pacientes sem plano de saúde

Outros serviços


Porto

Desde 45 €

A informação sobre os preços é da responsabilidade do especialista ou do centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável pela fixação dos preços apresentados.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dr. Pedro Gomes? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas solucionadas

2 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Olá. Tenho 28 anos e a ansiedade generalizada foi-me diagnosticado há cerca de 8 anos.
Sinto que a minha capacidade de concentração está cada vez pior. Depois de pesquisar, identifiquei-me com alguns dos sintomas de PHDA. Como não confundir as duas perturbações?
Obrigada.

Num processo de avaliação psicológica ou psiquiátrica há várias coisas a ter em conta. Muitas vezes se nos centrarmos apenas nos sintomas, de facto, é difícil distinguir entre várias perturbações, outras vezes, existe mesmo sobreposição de sintomas. Por isso, para ajudar no processo de diagnóstico, o psicólogo ou médico utiliza o diagnóstico diferencial, para perceber, não só se preenche critérios para uma determinada perturbação, mas se há sintomas que, estando presentes, sejam mais típicos de uma perturbação do que de outra. Por exemplo: a dificuldade de atenção pode estar presente na pdha e na ansiedade generalizada, no entanto, a tensão muscular (por exemplo) é mais típico da ansiedade generalizada. Depois deste processo de diagnóstico diferencial, o profissional precisa de saber não só sobre os sintomas, como também a história do problema e outras questões relacionadas com experiências passadas, e história de vida para formular um entendimento do funcionamento psicológico habitual da pessoa que integre essas experiências passadas com os sintomas atuais. Aí, o profissional forma um diagnóstico "âncora" provisório. Um diagnóstico "âncora" é o diagnóstico que melhor explica os sintomas tendo em conta o funcionamento psicológico e história de vida que a pessoa apresenta, gerando um entendimento congruente do caso, ao qual se dá o nome de formulação clínica. Tendo isto em conta, o profissional, com o posterior acompanhamento da pessoa, posteriormente, confirma ou altera o psicodiagnóstico. Em alguns casos o profissional pode também confirmar e acrescentar outro diagnóstico. São os chamados casos de comorbilidade, que são bastante frequentes.
Bom, isto tudo para dizer que um diagnóstico bem feito não implica apenas a classificação de sintomas, mas todo um trabalho mais completo por trás, pelo que o/a profissional que o diagnosticou poderá ter concluído que o diagnóstico que mais se aplicava à sua experiência seria o de ansiedade generalizada. No entanto, em 8 anos muita coisa pode mudar e a sua situação psicológica atual, em termos de diagnóstico, ser diferente

Dr. Pedro Gomes

Pergunta sobre Transtornos Da Ansiedade

Quando uma pessoa se enerva com tudo e chora e caso de psicólogo? E sente dores de cabeça frequentes ?

Se lhe provoca sofrimento psicológico, poderá beneficiar da ajuda de um/a psicólogo/a. No entanto, é importante consultar o seu médico de família primeiro para perceber se há alguma condição médica que possa suscitar esses sintomas.

Dr. Pedro Gomes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.