Orientações sobre pareceres

Vamos tornar a experiência de saúde mais humana

De que trata esta página?


A saúde é um tema muito delicado. Por isso, na Doctoralia queremos ajudar os utilizadores a escrever e ler opiniões sobre os profissionais e clínicas de saúde que aparecem na nossa plataforma. E com isso, também queremos ajudar os profissionais a prestar o melhor serviço possível aos seus pacientes.

Quando escreve uma opinião, o objetivo é ajudar outros utilizadores a encontrar o profissional que procuram. Seja honesto com o conteúdo que escreve e só escreva sobre experiências pessoais que tenha tido.

Esforçamo-nos por fornecer informações fiáveis e úteis, assegurando que as opiniões são autênticas, respeitosas, relevantes e em conformidade com os regulamentos e as nossas políticas internas

Preparámos estas orientações para o ajudar a escrever opiniões. Também temos uma secção de FAQ no final com respostas às perguntas mais comuns.

A principal coisa que pedimos é que siga estas directrizes e os nossos termos e condições. Reservamo-nos o direito de não publicar suas opiniões se você não seguir as diretrizes.

Além disso, não se esqueça de consultar a nossa política de privacidade para saber como tratamos os seus dados.

Recebemos mais de 16 milhões de opiniões que se somam em todo o mundo

Quem pode escrever uma opinião?


Qualquer pessoa com mais de 16 anos que tenha tido contacto direto com um profissional de saúde pode escrever uma opinião. Uma experiência não significa necessariamente uma visita ao médico, mas pode ser, por exemplo: um telefonema, uma marcação, levar alguém ao médico ou receber serviços pré ou pós-consulta.

A redação de críticas é gratuita e pode ser feita a qualquer momento a partir do perfil do profissional.

Como publicar uma opinião?


Após a visita, enviar-lhe-emos uma mensagem dando-lhe a oportunidade de deixar uma avaliação. Pode fazê-lo a partir da ligação ou diretamente a partir do perfil do profissional na aplicação ou no sítio Web.

Somos uma plataforma neutra

Adoptamos uma posição neutra quando um profissional e um doente discordam de uma opinião. Como não podemos saber o que aconteceu, não podemos determinar quem tem razão ou quem está errado.

Por sermos uma plataforma neutra, não podemos publicar quaisquer alegações de actos criminosos ou ilegais, a menos que sejam confirmadas por uma autoridade competente. Só as autoridades podem decidir se houve uma ação criminosa ou ilegal. Cooperaremos plenamente com as autoridades competentes em qualquer pedido ou investigação em que estejamos envolvidos. Reservamo-nos o direito de comunicar casos à polícia ou às autoridades se considerarmos que a segurança dos nossos utilizadores pode estar em risco.

Princípios a seguir

SER HONESTO

O QUE DEVO FAZER: Ser justo e partilhar a sua experiência pessoal de forma honesta, sem mentir. Se foi com outra pessoa (por exemplo, crianças, pessoas idosas) ao médico, pode escrever sobre isso, mas certifique-se de que está autorizado a escrever a opinião.

NÃO FAZER: Nunca escreva uma opinião se tiver recebido um incentivo ou outro benefício para o fazer. Evite declarações e opiniões baseadas no que outra pessoa lhe disse ou no que leu nos meios de comunicação social.

SER ESPECÍFICO

O QUE DEVO FAZER: Tentar ser o mais claro possível. Isto ajudará os profissionais a refletir sobre a sua opinião e os utilizadores a tomar decisões. Guarde provas da sua experiência, por exemplo, um recibo, uma fatura, etc.

NÃO: Não adicione informações vagas ou demasiado genéricas. Os outros utilizadores têm de compreender o que está a explicar.

SER SENSÍVEL À PRIVACIDADE

O QUE DEVO FAZER: Ao escrever uma opinião, pense na sua privacidade e na privacidade dos outros. Seja especialmente sensível com a informação se estiver a levar os seus filhos ou outra pessoa a um profissional.

NÃO: Não adicione informações sensíveis que não gostaria que outros soubessem. Recomendamos que não inclua informações que o possam identificar a si ou a outras pessoas, tais como números de telefone, e-mails, registos médicos ou quaisquer outras informações pessoais.

ACRESCENTA CONTEÚDO RELEVANTE

O QUE DEVO FAZER: Falar sobre a sua experiência pessoal recente com o profissional a quem está a dar feedback. Explicar o que pode ser útil para outros doentes.

O QUE NÃO FAZER: A sua crítica deve centrar-se no profissional com quem lidou e nas experiências que teve nos últimos meses. Evite escrever conteúdos promocionais ou de marketing.

RESPEITO

O QUE DEVO FAZER: Utilizar uma linguagem respeitosa quando escrever a sua opinião. Mesmo que a sua experiência tenha sido negativa, tente explicá-la de uma forma atenciosa e educada.

NÃO: Não inclua conteúdo odioso, difamatório, discriminatório, agressivo ou obsceno. Não publicaremos opiniões com este tipo de conteúdo.

Exemplos de temas sobre os quais pode escrever

Quão fáceis e exactas são as informações que encontrou no perfil do profissional.

Se a reserva foi cancelada, reagendada, atrasada ou se o profissional não compareceu.

A sua opinião sobre a experiência, tal como a sua percepção, pensamentos e sentimentos sobre a forma como decorreu a consulta, por exemplo:

  • A pontualidade do profissional.

  • Como foi a comunicação: foi clara, agradável, breve, utilizou uma linguagem fácil, didática, instrutiva, paciente e educada?

  • Se o tratamento, os resultados, o diagnóstico, os exames pedidos ou as receitas emitidas corresponderam ou não às suas expectativas. Para proteger a sua privacidade, evite mencionar quaisquer dados médicos.

Como era a clínica ou o consultório e as instalações (por exemplo, espaçosas, fáceis de encontrar, confortáveis; ou, pelo contrário, desconfortáveis, difíceis de alcançar, não do seu agrado por qualquer outro motivo).

O tratamento recebido do pessoal (mas sempre respeitoso).

Se o profissional respondeu à pergunta que fez antes ou depois da visita.

O que não publicamos

Não publicaremos opiniões que vão contra as nossas políticas ou regulamentos internos. Pode encontrar alguns exemplos aqui:

Preocupamo-nos com a sua liberdade de expressão: pode falar sobre a sua experiência pessoal com o profissional, quer o tratamento proposto pelo profissional o tenha ajudado ou não.

Pedimos apenas que evite as afirmações acima mencionadas, e estaremos aqui para o ajudar se precisar de nós.

NÃO às opiniões falsas

Na Doctoralia não admitimos falsas opiniões, por isso detectá-las é uma prioridade para nós.

Como proceder se um parecer for contrário a estas orientações?

Nunca tentamos alterar o significado original ou a intenção da avaliação. Não decidimos sobre o conteúdo da crítica e não persuadimos os utilizadores a transformar críticas negativas em positivas.

Revisamos continuamente nossos processos para garantir que temos um espaço confiável e que as opiniões postadas na Doctoralia são genuínas.

Apresentar uma queixa se não estiver de acordo

Se for um utilizador e tivermos rejeitado uma opinião ou parte dela e não concordar, tem o direito de reclamar e avaliaremos sempre a nossa decisão. Nesses casos, pode contactar-nos por correio eletrónico para
contacto-es@doctoralia.com, e envolveremos sempre membros da nossa equipa para verificar a nossa decisão, ouvir o seu ponto de vista, ver e alterar o resultado, se for caso disso.


Se for um profissional ou utilizador e considerar que uma crítica é falsa ou não segue as nossas directrizes ou regulamentos, ou contém declarações falsas, pode denunciá-la facilmente. Para denunciar uma avaliação, clique no botão "denunciar" em avaliações. Analisaremos a sua mensagem e entraremos em contacto consigo logo que seja razoavelmente possível.

Contacte-nos

Perguntas frequentes (FAQ)

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C/ Josep Pla 2 - Building B2, floor 13
08019 Barcelona, Spain

Serviço

Para os pacientes

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