Maria Rola - Terapia Individual, Terapia de Casal
Psicóloga
Concluí a minha licenciatura em Psicologia em 2011 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2020, finalizei o Mestrado Integrado na área de especialização do Comportamento Desviante e da Justiça na mesma instituição e em 2022 concluí com sucesso o Curso Avançado em Terapia do Casal - modelo de vinculação.
Já tive várias experiências de trabalho, que sempre conciliei com a Psicologia e a Psicoterapia, o que me permitiu crescer como pessoa, ter uma maior noção do que são os problemas quotidianos das pessoas, das suas dificuldades, das diferenças entre todas as pessoas, dos seus medos e alegrias.
Trabalhei como psicóloga no Centro de Atendimento e Acompanhamento a Mulheres Vítimas de Violência- P`RA TI – UMAR, no Porto, no atendimento terapêutico a mulheres vítimas de violência. Esse contexto ajudou-me a compreender outras realidades e a trabalhar com todo o tipo de pessoas, de todos os estratos sociais.
Para mim, a terapia com cada pessoa é sempre uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, cada pessoa é única. Em terapia tento promover a autonomia, ajudar no processo de crescimento e na tomada de decisões, ensinar estratégias que permitem ultrapassar as dificuldades, mudar os pensamentos e os comportamentos, explicar e aceitar as emoções.
O foco do meu trabalho centra-se na terapia cognitiva-comportamental, na inter-relação entre o que pensamos, sentimos e o nosso comportamento. Esta abordagem tem uma eficácia comprovada, amplamente comprovada empiricamente. É a mais eficaz forma de terapia, é o tratamento de eleição nos casos de Ansiedade e Depressão. Ainda assim, utilizo todas as técnicas, vindas de outras práticas da psicologia. A psicoterapia não pode ser universalizada, "chapa 5". O que funciona muito bem com algumas pessoas, não funciona da mesma maneira com outras, temos de adaptar e diversificar métodos, procurar sempre a maior eficácia.
Ajudar as pessoas na construção de um percurso de vida mais feliz, eliminar o sofrimento desnecessário e promover a saúde mental e o bem-estar pessoal são os objectivos do meu trabalho. Ajudar as pessoas a atingirem os seus objectivos, sentirem-se bem, lidar com as dúvidas, inseguranças e o sofrimento, inevitáveis em qualquer vida com significado.
Nesta fase da minha vida profissional, continuo o meu percurso com uma grande vontade de aprender, na teoria e na prática, com a vontade necessária para continuar a atingir os meus objectivos profissionais: crescer como Psicóloga e Psicoterapeuta e ajudar os outros, ser cada vez melhor pessoa, ser cada vez melhor profissional.
Se tiver mais alguma questão, não hesite em contactar-me. Serei breve na resposta.
Muito obrigada, Maria Rola.