Experiência
Preços
Sem informação sobre serviços e preços
Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços
Opiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Dr. Jorge Mota? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas solucionadas
3 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Há anos foi-me diagnosticada a doença bipolar.
A minha pergunta é se a doença bipolar oscila entre dois polos (depressão e euforia) como é que eu não tenho euforia há mais de 15 anos?
(Estou medicada com Priadel, Risperidona e Fluoxetina)
É possível que não haja necessidade de mudar esta medicação?
A doença bipolar é caracterizada pela presença, ao longo da doença, das duas fases da mesma: euforia e depressão. Isso não quer dizer que as fases obrigatoriamente alternem entre si, ou seja obrigatório que se repitam. Muitas doenças bipolares só apresentam uma fase de euforia após anos de fases depressivas, noutros casos a fase maníaca é a primeira a surgir. Contudo, já foi regra (eg. DSM-IIIR) que a fase de euforia poderia não ser classificada como parte de uma doença bipolar se fosse considerada resultado da medicação antidepressiva.
É possível que a medicação que faz tenha sido fundamental para que nunca mais tenha tido nenhuma fase de euforia; alterar essa medicação sem conselho médico, é uma má opção.
Quando desmaiamos (ataques de ansiedade) devemos beber agua com açucar para recuperarmos???
A ligação entre açucar e ansiedade é indirecta. Uma redução do nível de glicose no sangue é compensada através de mecanismos de produção de glicose pelo organismo, a partir de reservas de energia como as gorduras, nos quais está envolvida a adrenalina. Esta, por sua vez, está associada á ansiedade. Beber água com açucar contraria assim a produção de adrenalina e permite baixar a ansiedade. Mas isto apenas faz sentido nos casos em que a sensação de ansiedade está ligada a um jejum prolongado, com elevação da adrenalina.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.