Experiência
- Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto.
Docente do ensino superior em:
- Universidade do Porto
- Instituto Politécnico do Porto
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Autor do blog Mundo da Nutrição.
Consultórios (2)
Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?
Mostrar outros nutricionistas perto de mimRua António Correia de Oliveira nº241 D, Viana do Castelo
Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?
Mostrar outros nutricionistas perto de mimOpiniões em breve
Envie a primeira opinião
Você já passou por consulta com Dr. João Rodrigues? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.
Enviar opiniãoDúvidas solucionadas
13 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Viva,
Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema de saúde, estando as análises que efectuo anualmente sempre impecáveis.
Estou grávida pela primeira vez, ainda no primeiro trimestre, e faço ácido fólico diariamente, no entanto, como não como leguminosas (feijão, lentilhas, gão-de-bico) por ser intolerante, gostava de saber se existe alguma solução por onde possa passar os nutrientes necessários ao meu bebé.
Pondero a possibilidade de comer peixe (apenas em casos extremos em que não consiga encontrar uma refeição equilibrada fora de casa) mas gostava de manter essa opção como algo excepcional até porque, e agradeço também o esclarecimento neste caso, não sei como o meu corpo irá reagir depois de duas décadas sem ingerir este tipo de proteína e porque essa não é a minha ideologia.
Obrigada, desde já.
Bom dia,
o ovo-lacto-vegetarianismo é perfeitamente compatível com a gravidez, desde que aja uma intervenção nutricional no sentido de garantir que não terá nenhum tipo de carência de nutrientes. O ideal é ser acompanhada por um nutricionista, de forma a garantir que a sua alimentação é adequada à sua gravidez.
O meu filho de 24anos recusa comer qualquer comida a não ser croissant à 2 semanas só come croissant e galões esta situação está a deixar me preocupada .Ele corre risco de vida se continuar a fazer esta alimentação?.Obrigado
Boa tarde, a alimentação é fundamental para garantir não apenas uma vida saudável no presente, mas também no futuro. A alimentação do seu filho está longe de ser a ideal, e não tenho dúvidas que, a médio/longo prazo pode trazer algumas consequências negativas. O ideal seria consultar um nutricionista e, em conjunto, criarem um conjunto de regras e objetivos que permitam ao seu filho modificar gradualmente a sua alimentação.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.