• A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Berta Ferreira
Psiquiatra
Oeiras
É importante distinguir o que é uma perturbacao de personalidade obsessivo-compulsiva e uma doenca/perturbacao obsessivo compulsiva, pois são perturbações muito diferentes. No entanto, penso…

Boa tarde.
Iniciou o tratamento farmacológico em 2013, há seis anos quando é que termina o tratamento? Qual é a eficácia do tratamento? É o mais indicado? Se parar com a toma dos fármacos…

Dr. José Ramos
Psiquiatra
Alverca Do Ribatejo
Boa tarde. Tudo irá depender da sua zona de residência. Não sei se se refere a seguimento psiquiátrico e psicoterapêutico no SNS ou em regime privado? Para seguimento no SNS a via de referenciação…

Não é incomum a depressão acompanhar o TOC, como uma comorbilidade. Entretanto, em minha experiência clínica já observei diversos casos em que exatamente quando os pensamentos obsessivos e rituais…

Olá. O tratamento do POC tem melhores resultados quando ocorre a associação entre o tratamento medicamentoso (com psiquiatra) e o terapia cognitivo-comportamental (com psicólogo).
Respondendo…

Dra. Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Custóias Mts
Boa tarde,
As questões que coloca são de extrema relevância e pertinência! Nesse sentido aconselho-o a tentar esclarece-las com o seu médico psiquiatra ou mesmo com o/a médico/a de família.…

Dra. Catarina Meireles
Psicólogo
Maia
Olá.
Os tratamentos usando a medicação, têm mais eficácia com a realização de psicoterapia em simultâneo. Sugiro que relate a sua insatisfação com a profissional que acompanha a sua filha.…

Olá!
Em primeiro lugar não tenha medo, pois ainda que cumpram a ameaça (o que acho pouco provável), não terá grandes consequências, pois se de fato está com o TOC sob controle, o médico…

Dra. Maria João Pecegueiro
Psicólogo
Guia, Albufeira
É efetivamente possível. Após um diagnóstico preciso, consideraria importante definir o que para si é de maior relevo ou preocupação e iniciar um trabalho conjunto com as diferentes especialidades…

Os ataques de pânico estão enquadrados dentro das perturbações de ansiedade e podem limitar bastante o quotidiano pela sensação de perda de controlo sobre a sua vida. No entanto, na maior parte…