Serviços

Especialistas

Consultório

Pelviclinic
Avenida Brasil 200-r/c-E, Lisboa 1700-079

Opiniões sobre os médicos (2)

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
    Dr. João dos Santos Lidar com depressão e ansiedade associadas a disforia de género

    Foi-me recomendado o Dr. João dos Santos para lidar com o meu problema complexo: uma depressão despoletada por disforia de género reprimida há décadas, associada ao stress do trabalho, a morte de ambos os pais, entre outras coisas, que me impediu totalmente de continuar a trabalhar (sem ter possibilidade de obter outras fontes de rendimento!).
    Graças ao trabalho com o Dr. João já consigo trabalhar alguma coisa, ao fim de quase cinco anos de «interrupção». Também me melhorou o estado de humor e ensinou-me a lidar com a ansiedade associada à depressão.
    O trabalho não está «terminado». No mínimo, e felizmente, todas as semanas tenho alguém que está disposto a ouvir as minhas lamentações do quotidiano, oferecendo, aqui e ali, preciosas dicas e um ponto de vista «externo» para resolver situações mais complicadas.
    O Dr. João é provavelmente a pessoa mais pacífica e serena que conheci (mesmo tendo em conta a sua profissão) e consegue pôr qualquer pessoa bem disposta em pouco tempo. Tem uma vasta cultura geral para além de, obviamente, experiência profissional, o que lhe permite adaptar o discurso ao paciente de forma exemplar, conseguindo assim ter sempre algo a dizer, independentemente do tema da conversa. Isto é importante para estabelecer laços de proximidade que são essenciais em terapia (especialmente quando esta se prolonga por muito tempo, à medida que se vão tentando resolver os problemas cada vez mais profundos e complexos).
    Dada a sua experiência em lidar com pessoas com disforias sexuais e de género, o Dr. João tem uma mente completamente aberta e aborda naturalmente qualquer assunto dentro desta área sem qualquer forma de preconceito. Não há que «ter vergonha» — o Dr. João já viu e ouviu «muito pior» do que aquilo que imaginamos ser horrível, e não há nada que o possa «chocar». A sua abordagem terapêutica é, pois, livre de moralidades, paternalismos, ou enfoque em comportamentos «politicamente correctos». Cada caso é um caso (assim é que deve ser) e não há «pré-formatação» para sermos «encaixados» numa «classificação» qualquer; não há também da parte do Dr. João insistência em comportar-se de acordo com um estereótipo qualquer, imposto socialmente; em vez disso, há, sim, aceitação e abertura para fazer propostas e sugestões e avaliar os resultados, em regime de «trabalho de casa» (pois a terapia não termina com o fim da sessão!)

    U
    Dr. Hugo Pestana Freitas

    O melhor:
    Extremamente atencioso, ouviu com muita atenção os meus problemas e as minhas dúvidas, esclarecendo-as completamente. O resultado da cirurgia ficou melhor do que podia imaginar. Muito competente, humano e profissional. Aconselho a quem queira uma cirurgia bem feita e com todos os esclarecimentos.

    Ocorreu um erro, tente outra vez