Experiência

Sou psicóloga clínica, desde 1990. Sou professora universitária na área da psicologia do desenvolvimento e psicologia geral. Colaboro com os Médicos Sem Fronteiras. Recentemente, com outras colegas formamos a cooperativa “Chão Nosso” - ao serviço da cultura, educação e saúde mental.

Consultório

Consultório privado
Av. Marquês de Tomar, 18 - 1*Esq., Lisboa

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Valores para pacientes sem plano de saúde

Primeira consulta Psicologia


Psicoterapia


Como mostramos os preços?

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dra. Antónia Fernandes? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas solucionadas

4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Olá. Então, é o seguinte: eu tenho 17 anos, e tive uma vida relativamente atribulada. Desde ser fruto de uma relação marcada pela violência doméstica a ter mudado de escola cerca de 10x devido à minha mãe ser uma pessoa relativamente instável, ou ainda ter visto o meu padrasto enforcado, enfim. Uma vida atribulada como disse. Como se tal não bastasse, ultimamente tem algo que me anda a incomodar. Sinto que aconteceu algo comigo quando eu tinha 10/11 anos. Um colega da minha mãe, que era um amigo muito próximo da família, dava-se muito bem connosco e eu costumava passar imenso tempo com ele. E isto é o que me lembro: Fui tomar banho a casa dele porque tinhamos vindo da praia, e ele enfiou o dedo dentro de mim, recordo-me de não contar a ninguém por achar que era "normal" ou culpa minha, mas a minha irmã reparou no inchaço e vermelhidão da minha vagina, contou à minha mãe e aí eu contei-lhe o que se tinha passado e claro aí afastamo-nos desse homem e nunca mais o vi desde então. Agora o tempo passou e eu sinto que algo mais aconteceu e eu não contei. Talvez por insegurança ou por não me lembrar mesmo. Agora que tento recordar o que se passou é como se essa memória estivesse em branco. Lembro-me da parte do banho mas depois disso é como se mais nada se tivesse passado até ao dia seguinte. Quis perguntar à minha mãe mas secalhar na altura que isso aconteceu não lhe contei então ela dirá que não, só eu tenho a resposta para a pergunta o que aconteceu mas não consigo lembrar-me. Não sei se fui drogada, se a minha mente bloqueou essa memória, não sei e a este ponto já não sei nada. Sinto mesmo que algo aconteceu e preciso de esclarecer isso porque anda a dar comigo em doida, mal durmo a pensar nisto, o meu namorado acha estranho certos comportamentos meus que eu sempre tive e nunca reparei e agora é que percebo que podem ser sinais de algo... Não sei. O que devo fazer? Algum conselho? Obrigada, aguardo breve resposta.

Considerando o seu relato, é muito importante encontrar acompanhamento psicológico ou psicoterapia.
Um(a) profissional saberá como proceder ao desbloqueio de memórias, salvaguardando o seu bem estar e saúde mental.
Desejo-lhe o melhor.
Um abraço.

Dra. Antónia Fernandes

Pergunta sobre Infantilismo Sexual

gosto de fazer xixi na fralda e andar de chupeta isto pode ser sintoma?

A pergunta é ambígua, sem contexto.
Informação sobre a percepção sobre si próprio, as experiências e vivências bem como a complexidade e as idiossincrasias de quem formulou a questão são mais importantes do que a questão per se.
Ao seu dispor. Antónia Fernandes

Dra. Antónia Fernandes
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.