Dr. Alexandre José Cortes Contreiras

Psicólogo mais

Experiência

Psicólogo Clínico e Psicoterapêuta Psicanalítico de Adultos, Adolescentes e Crianças e Famílias, reconhecido pela Ordem dos Psicólogos com a cédula profissional nº 13328.
Trabalhou em Hospitais, Centros de Saúde e Escolas. Nos últimos 20 anos dedicou-se em exclusivo à prática clínica em contexto privado.
Membro da Associação de Psicanálise Relacional - PsiRelacional
Membro Fundador do Grupo de Inter e Auto-ajuda de Doentes Oncológicos e seus Famíliares - GIAAO
Membro da direcção da Associação Prader-Wili Porugal
Membro da IARPP – The International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy
Colaborador Clínico da "Méritis" - Associação de Apoio a Jovens
mais

Consultório

Consultório privado
Av. Júlio Dinis, Nº 10 - 5º I, Lisboa

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Valores para pacientes sem plano de saúde

Primeira consulta Psicologia


Avaliação Psicológica


Consulta domiciliar Psicologia


Psicoterapia


Retorno de consultas Psicologia


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dr. Alexandre José Cortes Contreiras? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas solucionadas

4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Pergunta sobre Distúrbios Do Início E Da Manutenção Do Sono

Preciso de ajuda tenho 18 anos e a mais de 1 semana não tenho conseguido adormecer passo as noites todas acordada Só consigo adormecer por volta das 6 da manhã acordando a hora de almoço cheia de dores de cabeça. O que posso tomar ou fazer?

Minha cara. Lamento o seu sofrimento. Dada a pandemia que atravessamos existe uma maior probabilidade da preocupação causada fazer despertar angústias como a que relata. Na sua maioria das vezes relacionadas com questões pessoais mais ou menos conscientes.
O tipo de sintoma que apresenta é, por certo, muito difícil de suportar.
Sugiro que seja acompanhada por um psicólogo. A maioria dos colegas está a seguir os pacientes por videoconferência (devido às medidas de contingência).
Desejo-lhe uma boa recuperação e que procure ajuda especializada.
Os melhores cumprimentos

Dr. Alexandre José Cortes Contreiras

Boa noite
neste momento estou a ter com a minha esposa terapia de casal. A terapeuta já era há algum tempo terapeuta pessoal da minha esposa.
Nas sessões conjuntas, tenho vindo a sentir que as mesmas estão a ser conduzidas de uma forma tendencial, ou seja, sinto que a terapeuta pelo facto de já conhecer os temas da minha esposa, não está a ser imparcial nas suas analises e comentários durante as sessões. Ou seja, sinto que em grande parte das sessões sou apenas eu que estou a ser analisado face ao relatado pela minha esposa à Terapeuta.
É aconselhável existir esta partilha de Terapeuta ou a a Terapeuta do casal deveria ser uma terceira pessoa com o mesmo nível de conhecimento das partes envolvidas de modo a não ser, mesmo de forma não premeditada, mas empática e tendencial com a sua paciente ?
Obrigado

Boa tarde. Sou psicanalista, não me parece nada adequado o um psicoterapêuta acompanhar um casal e um dos membros indivídualmente. Questiono-me se a colega em questão ja tenha efectuado a formação adequada e a sua própria psicoterapia - factor essêncial para se poder compreender o outro.
Os melhores cumprimentos

Dr. Alexandre José Cortes Contreiras
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.